O que é o Design Gráfico e de Comunicação?

O design gráfico compreende a prática profissional relativo ao arranjo estético de elementos figurativos e textuais. Esta composição dá origem a peças gráficas destinadas a comunicar.

A nível de comunicação empresarial, o ponto fulcral é o logótipo. O logo da empresa está na primeira linha de apresentação da sua identidade visual. Se linha gráfica tradicional, com os habituais papéis de carta, envelopes e cartões de apresentação, perdeu já alguma da sua importância relativamente ao meio digital; o logotipo simplesmente mudou do papel para o pixel, com as respetivas adaptações.

Daí a grande importância de numa primeira impressão ter um logótipo simples, com uma boa e rápida leitura e que transmita os valores da empresa.

o-que-e-design-grafico.jpg

Para que serve o Design Gráfico?

Para comunicar. Daí ser muitas vezes referido como Design Gráfico e de Comunicação.

É, portanto, uma vertente essencial para cada empresa, porque irá comunicar essa mesma empresa mesmo quando não existe ninguém diretamente presente.

Quem deve fazer o Design Gráfico?

Os factores referidos implicam que seja de enorme importância que o design gráfico seja executado por profissionais competentes e com experiência. Com o despertar dos gestores para a necessidade de comunicar corretamente a sua empresa, surgiu também grande concorrência na área do design gráfico e vários níveis do mercado foram cobertos, desde o gratuito, passando pelo muito barato e pelo razoável.

Como é normal em qualquer mercado, quando falamos em grátis ou muito barato, o resultado final vai mesmo ter o aspeto correspondente ao preço: um logotipo grátis ou muito barato vai parecer isso mesmo e como o logotipo é a cara da empresa, esse conceito vai ficar colado à forma como a empresa se apresenta perante o seu mercado. Pior, um logótipo barato pode fazer pior ainda do que comunicar que a empresa é barata, pode nem sequer conseguir comunicar a empresa devidamente: uma má leitura implica esforço, logo o público não vai ler e não vai memorizar a empresa.

Logotipo Gratuito = Posicionamento Desesperado

Como fazer cumprir a utilização do logótipo?

Com um Manual de Normas Gráficas.

O Manual de Normas Gráficas irá funcionar como o Código da Estrada para o seu logótipo. Com indicação da utilização correcta para as diferentes versões do logótipo, indicação das fontes, dos tamanhos mínimos de utilização e das cores, entre outros factores, o Manual de Normas Gráficas serve como referência para a comunicação da sua empresa tanto dentro de portas como fora. Imagine que patrocina uma entidade e lhe pedem o logótipo: irá enviar o logótipo em diversos formatos para uma utilização fácil e também o respectivo manual de forma a que não seja adulterado e seja bem utilizado.

O resultado: o seu logótipo será comunicado de forma uniforme e legível, mesmo fora da sua empresa.

Contacte-nos para mais informações sobre este serviço.