O que é SEO?
SEO é o acrónimo de Search Engine Optimization: em português, Otimização para Motor de Busca. Trata-se de um conjunto de técnicas e procedimentos que permitem que um site seja mais facilmente encontrado quando são feitas determinadas pesquisas em motor de busca, normalmente no Google.
Para que serve o SEO
Porquê optimizar o site para o Google?
A optimização para motor de busca aumenta as visitas ao seu site. Se o seu site estiver optimizado, é mais provável que apareça com frequência nos lugares de topo da pesquisa, ou pelo menos na primeira página SERP (Search Engine Results Page ou Página de Resultados de Pesquisa) e assim tenha mais visitas. Mais visitas geram mais leads (contactos). Mais leads geram mais vendas. Mais vendas… bem, já está a ver onde quero chegar?
Quem deve fazer a optimização para o Google?
Faço eu o SEO ou peço ajuda?
Ambas. Como refiro aqui neste artigo de opinião sobre se o SEO é feito internamente ou externamente, consideramos que estas técnicas devem ser implementadas externamente mas com uma relação de proximidade dentro da empresa proprietária do site.
Isto acontece, em resumo porque:
- a) porque ninguém sabe mais da empresa do que quem está dentro da empresa;
- b) porque quem está dentro da empresa não necessita de saber as técnicas de SEO a utilizar.
O que são resultados orgânicos?
Quando falamos de resultado em SEO normalmente falamos de visitantes. Este termo de “resultados orgânicos” começou a utilizar-se para distinguir os visitantes que entram no site apenas através dos resultados naturais da SERP (Search Engine Results Page ou Página de Resultados de Pesquisa) dos que clicaram em anúncios.
Quando é feita uma pesquisa normalmente há inserções publicitárias e resultados dessa mesma pesquisa: desta forma distingue-se os visitantes que chegaram ao site através de um anúncio ou naturalmente – i.e. organicamente – pela pesquisa que fizeram.
E que tipos de resultados há?
- Directos, quando alguém escreve o URL directamente no browser;
- Social, quando o visitante vem de uma rede social;
- Referidos ou Referral, quando o visitante vem de um link de outro site (backlink);
- Display, quando o visitante vem a partir de anúncios pagos.
Que objectivos tenho?
Para chegar a algum sítio, convém saber para onde quer ir.
O seu site pode ter diversos objectivos. No caso do comércio electrónico, o objectivo é gerar vendas. No caso de um site institucional de uma empresa, podemos considerar a geração de contactos. Alguns sites têm como objectivos o registo de utilizadores de forma a terem uma base de dados de pessoas interessadas num determinado assunto. Quando esses objectivos são cumpridos, falamos de “conversão”: conseguimos convencer as pessoas que visitam o site a tomar uma determinada acção, isto porque fizemos a optimização do site para o público alvo que teríamos determinado.
Quanto tempo demora fazer o SEO?
Lamento informar que a otimização para motor de busca demora.
Isto porque, não só o Google altera muitas vezes o algoritmo que determina quais os sites que devem estar, mas também os seus concorrentes podem amanhã fazer a mesma optimização que está a fazer hoje. Pode também alterar os seus objectivos, abrir uma nova área de negócio – e, portanto, de Optimização para Motor de Busca. Até pode chegar à conclusão que as palavras de pesquisa que considerava óptimas afinal não estão a trazer assim tanta gente ao seu site e que é melhor mudar de estratégia.
Optimizar o site para resultados é um processo em curso constante.
E os resultados?
Pedi otimização para motor de busca hoje, quero resultados rápidos! Quero ficar já no topo do Google!
É nesta altura que o profissional dedicado a fazer optimização suspira: isto porque o processo demora e os resultados são sólidos, mas normalmente demoram a aparecer. A própria longevidade do domínio tem influência, portanto não é um processo que obtenha resultados de um dia para o outro. Considere que o Google indexa os sites baseado em cerca de 200 factores, muitos dos quais quase incontroláveis. A própria prioridade desses factores também varia.
Optimizar para quem?
Defina primeiro um público-alvo
Ao optimizar um site para motor de busca, é complicado estar a melhorar para tudo o que aparece. Cada vez mais as pesquisas são precisas e menos generalistas, até por causa da crescente utilização de pesquisas com voz, devido a equipamentos como o Alexa ou a pesquisa por voz com o telemóvel.
É, portanto, conveniente determinar o que o nosso público vai pesquisar e a partir daí trabalhar as palavras e ter conteúdos relevante para esse público. Isto porque
o que determina os resultados do seu site é o quão relevante ele é para a pesquisa que foi feita.
Imagine que aluga barcos de recreio. Será quase irrelevante optimizar para pesquisas como “aluguer”, “aluguer de veículos”; mas se souber que os barcos de recreio mais alugados são lanchas rápidas, pode optimizar para “alugar lancha” e até juntar a localização do seu negócio: “alugar barco em Vilamoura”. Dessa forma, o seu site fica relevante para a pesquisa feita e aparece nos resultados orgânicos.
SEO ou Google Ads?
Melhorar o site ou pagar para aparecer?
Fazer uma campanha de Google Ads é muito rápido e até fácil, para aparecer no topo dos resultados do Google, no entanto para isso torna-se bem mais cara do que uma estratégia de optimização para motor de busca que seja regular e bem planeada. E, quando o saldo, acaba, deixa imediatamente de aparecer.
Além disso, sabemos bem que a maior parte das escolhas vai para os resultados orgânicos…
E se o usuário que busca não estiver com a intenção de comprar nada, apenas de conhecer algumas brincadeiras para animar uma festa de criança, ocorre o que chamamos de rejeição. O usuário entra no site e rapidamente verifica que ali não existe o que ele procura.
Já com a prática de técnicas de SEO, o site só aparecerá em primeiro para aquela palavra que ele for realmente relevante. As chances de um usuário não encontrar o que procura diminuem. Logo, aqui temos uma equação em que o número de visitas pode ser um pouco menor do que as geradas pelos links patrocinados, mas o percentual de conversões aumenta significativamente.
Portanto, o trabalho de SEO está intimamente relacionado com credibilidade e relevância de uma página ou um site.
Como começar a fazer SEO?
Para conhecer melhor as técnicas e estratégias adotadas na otimização de sites e entender como tudo isso pode influenciar nos posicionamentos dos resultados nos buscadores, faça nosso Curso de SEO Online Grátis.
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Com quem não deve fazer otimização para motor de busca?
Com quem garantir resultados fabulosos. Se a empresa ou pessoa que lhe propõe SEO garantir coisas como "aparecer em primeiro nos resultados do Google", tenha cuidado, isto porque ninguém deveria garantir isso. Não dá! Porquê? Veja aqui.