blog-cinco-aplicacoes-produtividade-01.jpg

Cinco apps muito úteis para se organizar e aumentar a sua produtividade.

Gestão colaborativa de tarefas

Trello

 

trello-logo-blue.pngJá aconteceu ter tantas tarefas que nem sabia para qual se havia de virar? Certamente que sim. Com o Trello pode organizar essas tarefas como quadros de parede. Eu tenho por hábito ter um quadro por cada cliente, com as diversas tarefas atribuídas em três níveis que vêm já de origem: To Do, Doing, Done.

Logo no primeiro contacto abro um Board novo, e coloco logo a tarefa inicial, normalmente "Apresentação de Serviços" ou numa fase onde já existia contacto "Envio de Orçamento". Posso estabelecer uma data de fim e ter alertas.

Também é um sistema colaborativo, o que significa que posso anexar ficheiros e ter uma pequena equipa a colaborar numa tarefa ou quadro.

Acho excelente usar o Trello para orientação de tarefas e respectivo aumento de produtividade. Pode seguir o meu link para o Trello aqui ou instalar em iOS ou Android.

 

Votação de data para eventos

Doodle

 

doodle-logo.pngSabe aquele jantar de turma ou reunião de pessoal que se adia eternamente por não haver consenso quanto à data? Com o Doodle é muito fácil fazer uma votação democrática, com várias datas à escolha e hipótese de votar em mais do que uma data.

É possível ainda ligar à conta Google e sincronizar com o respetivo calendário.

O Doodle ajuda mesmo na organização de eventos e está disponível para iPhone ou Android.

 

Digitalização de documentos com o telemóvel

CamScanner

 

camscanner-logo.pngConsidero que esta aplicação é a referência para digitalizar documentos com o smartphone. Ao iniciar a digitalização pode logo escolher o tipo de documento, como cartão de felicitações, documento de identificação, código QR, entre outros. Isto permite refinar os ajustes conforme a opções escolhida.

Além de permitir exportar as digitalizações em JPG ou PDF, permite escolher filtros. Pode exportar o PDF com várias páginas, bastando fazer várias digitalizações.

Para mim, o mais interessante é poder ajustar com os dedos os cantos do documento: o CamScanner faz zoom automaticamente para um ajuste preciso.

Está disponível para Android ou iOS.

Agendamento de SMS

Do It Later

 

do-it-latter-logo.pngJá lhe aconteceu ouvir algo como "Lembra-me disso amanhã?" e ter de imediato a certeza de que se vai... esquecer? Com o Do It Later esse problema está resolvido: é uma simples mas poderosa aplicação para agendar o envio de sms!

Basta escolher para quem quer enviar, escrever a mensagem e... agendar para quando quer enviar. Até pode envia-la para si própria!

A Do It Later ainda afirma poder agendar e-mails e tarefas, mas para mim o mais importante mesmo é o agendamento de mensagens de texto. Pode obter a Do It Later na Play Store, não a descobri para iOS no entanto.

Proteção em redes de wi-fi partilhadas

Turbo VPN

turbo-vpn-logo.pngUma VPN (Virtual Private Network) é uma óptima forma de proteger o nosso telemóvel quando estamos a utilizar redes de wi-fi de acesso público. Não é difícil encontrar alertas para não utilizar este tipo de redes e tendemos até, principalmente de férias, a relaxar um pouco ou então a nem nos lembrar-mos que os perigos existem.

Para salvaguardar essa preciosa ferramenta de trabalho que é o telemóvel (ou celular como dizem os nossos amigos brasileiros), o melhor é mesmo usar uma VPN.

Pessoalmente, utilizo a Turbo VPN: é fácil de utilizar e parece-me que não consome demasiados recursos. Está disponível para Android e também para iOS.