Tenho um novo site pronto. E agora?
Teste com outras pessoas: Ao trabalhar muito tempo no mesmo projecto o nosso cérebro toma algumas coisas como adquiridas e podemos desleixar erros que estão ali mas que já descartamos automaticamente. Mostre o site a outras pessoas e vai ver que há sempre alguém que repara numa gralha, num ícone em falta. Pessoalmente admito que tenho tendência para achar defeitos nos sites dos outros, e os web developers com que trabalho gostam disso.
Teste formulários: tem mesmo a certeza que todos os contactos do site, principalmente formulários, estão a funcionar devidamente? Teste uma última vez para se chega tudo direito.
Verificar a velocidade e o SEO: sim, já sei que esteve centenas de horas a olhar para aquelas páginas. Se fez as coisas direitas, tem o SEO bem preparado, com as tagas correctas e com o devido tamanho, textos em condições com bom conteúdo e sem erros. Se não sabes do que estamos a falar, deveria ter contratado um profissional.
Não obstante, com ferramentas on-line que detectam aquilo que está mesmo debaixo dos nossos olhos rapidamente, é possível fazer melhorias de última hora. Há várias, a maior parte delas a atrair a serviços melhores e pagos. Eu uso, entre outros, o Web Site Grader.
Aviso já que é complicado atingir os 100% sem conhecimentos técnicos avançados mas é possível optimizar os resultados da análise com alguma facilidade e - claro! - trabalho. Veja aqui um resultado bastante bom:
Preparar Cache do CMS: eu trabalho apenas com o Concrete 5, mas creio que os outros CMS mais vulgarizados, como o Wordpress, também o permitem. Ao trabalhar e editar o site, conteúdos, CSS, etc, devemos estar com a cache desligada, de forma a obrigar o browser a "puxar" as coisas do servidor a cada alteração. Para publicação, ligar a cache do CMS de forma a melhorar a velocidade do lado do utilizador.
Inserir código do Google Analytics: o site novo vai assim manter as estatisticas do site antigo, permitindo assim um termo de comparação. Deve ser a última coisa a ser feita, só quando entrar mesmo on line, de forma a não falsear resultados. Isto também comprova perante o Analytics que somos proprietários também do site novo. Um Dica Útil: O Chrome possui uma extensão para verificar a existência das tags do Google. É o Google Tag Assistant e confirma se essas tags, nomeadamente a do Analytics, estão correctamente implementadas. Se usa tags de remarketing ou relacionadas com o Google AdWords, mais útil vai ser.
Chame o Google Bot: já tem o site no servidor? Chame o Google para rever o site. É de contar que já tenha um site map pronto para ele indexar tudo direito. Pode chamar o Google Bot entrando no Google Webmaster, veja aqui como fazê-lo.
Pretende simplesmente ter isto tudo feito e bem feito, sem se preocupar com mais nada? Contacte os nossos serviços profissionais de SEO.